Senado prepara estudo que indique alternativa para o financiamento da saúde
Brasília – O presidente do Senado, Garibaldi Alves, disse hoje (16) que espera receber até a próxima quinta-feira (19) um estudo encomendado à consultoria da Casa, que indique uma alternativa para o financiamento dos gastos com a saúde em substituição à Contribuição Social para a Saúde (CSS).
De acordo com Garibaldi, esse estudo deverá indicar um aumento de carga tributária que incidirá sobre itens considerados supérfluos, como “bebida, cigarro e automóveis de luxo”.
“É uma forma de não penalizar o contribuinte brasileiro”, argumentou o presidente do Senado, que não acredita na aprovação da CSS na Casa.
Destaques à proposta de criação da CSS serão colocados em votação ainda nesta semana na Câmara.
“Para mim, o governo deverá tentar votar logo [no Senado], mas para isso ele [o governo] precisa ter sua base compacta e pronta para votar. A oposição, em matéria de CSS, não está para acordo não”, disse Garibaldi.
Ao comentar a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na aprovação da medida, Garibaldi disse que o presidente não quer é se envolver. “Pelo menos eu fiz a leitura de que ele não quer se envolver nas negociações, mas se derem isso de presente para ele, ele não vai deixar de querer não”, afirmou.
Ainda faltam para serem votados na Câmara os destaques à proposta que regulamenta a Emenda 29 com a criação da CSS. A apreciação dos quatro destaques que alteram a matéria está marcada para amanhã (17).
Agência Brasil