Vitória realiza mais de 6,3 mil consultas em acupuntura por ano
Iniciado em 1989, o trabalho do município de Vitória (ES) com práticas integrativas e complementares em Saúde cresceu e se consolidou a partir da instituição do Programa Saúde da Família, em 1998. Hoje, estas ações estão presentes em toda a capital capixaba e 11 fitoterápicos fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos.
“A aceitação da população é muito boa; são 20 mil prescrições de fitoterápicos por ano”, conta a coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, Henriqueta do Sacramento. Em 2007, foram realizadas 6.307 consultas em acupuntura na capital e 8.493 consultas em homeopatia.
O trabalho que vem sendo desenvolvido em Vitória é uma das experiências brasileiras escolhidas para serem apresentadas no 1º Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde, em Brasília, de 13 a 15 de maio.
Por enquanto, os medicamentos fitoterápicos são adquiridos de empresas do setor, mas a meta é produzi-los, a partir da regulamentação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Estes medicamentos foram escolhidos a partir do levantamento do perfil epidemiológico da população, em que foram relacionadas as patologias de maior incidência: problemas respiratórios, ansiedades, hipertensão, dores articulares e lombares e distúrbios digestivos. “Com exceção dos hipertensos, boa parte deste público hoje está sendo tratado com fitoterápicos”, explica a coordenadora. Segundo ela, estes medicamentos têm sido especialmente importantes para a substituição de remédios alopáticos indicados para stress, depressão e ansiedade. “Os próprios pacientes pedem a troca”, revela Henriqueta.
A equipe da rede municipal de saúde é formada por médicos fitoterapêutas, homeopatas, acupunturistas, farmacêuticos homeopatas e um agrônomo, este último para desenvolver, nas comunidades, o cultivo de ervas e plantas medicinais. Recentemente, foi realizado novo concurso público, para seleção de oito acupunturistas e oito homeopatas, para reforçar o quadro atual, formado por três profissionais de cada especialidade.
Ministério da Saúde
Atendimento ao cidadão
0800 61 1997 ou 61 3315-2425