COFFITO participa do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública
Ministério da Saúde anuncia incluir 10 novas práticas integrativas no SUS
A partir de agora, serão 29 procedimentos, até então eram 19. Inclusão foi anunciada hoje (12) durante a abertura do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública.
Confira a apresentação – clique aqui
Além das 10 novas inclusões, também será publicada uma portaria que definirá as diretrizes e modo de implantação dos procedimentos termalismo/crenoterapia e medicina antroposófica, que já eram oferecidas no SUS de forma experimental.
Atualmente, a acupuntura é a mais difundida com 707 mil atendimentos e 277 mil consultas individuais. Em segundo lugar, estão as práticas de Medicina Tradicional Chinesa com 151 mil sessões, como taichi-chuan e liangong. Em seguida aparece a auriculoterapia com 142 mil procedimentos. Também foram registradas 35 mil sessões de yoga, 23 mil de dança circular/biodança e 23 mil de terapia comunitária, entre outras.
O CONGRESSO
O Sistema COFFITO/CREFITOs e a ABRASFI (Associação Brasileira de Fisioterapia Integrativa) participam do evento e, profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, prestam atendimento à população, contextualizando a amplitude da atuação das profissões nas diversas abordagens das Práticas Integrativas e Complementares.
Ontem (14), o Dr. Wilen Heil e Silva, Diretor-Tesoureiro do COFFITO e Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS) proferiu palestra com o tema Contribuições participativas como estratégias de apoio na implantação e implementação das PICS.
O evento está acontecendo no Riocentro, localizado na Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de janeiro-RJ, CEP 22783-127, em frente ao Parque dos Atletas e ao lado da Vila Olímpica.
Baixe aqui o Glossário do Ministério da Saúde sobre termos utilizados no âmbito das Práticas Integrativas e Complementares.
Publicação no DOU MS Portaria 702 2018
Veja as fotos do evento: