
Maior congresso de Terapia Ocupacional do Brasil fortalece os profissionais
Entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) participou do XVIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional (CBTO), maior evento científico nacional da profissão, realizado em Campo Grande. Para a terapeuta ocupacional e vice-presidente da autarquia, Dra. Marianna Sousa, essa foi uma oportunidade singular de fortalecimento da categoria profissional.
Na capital sul-mato-grossense e com o tema central “Participação como essência da Terapia Ocupacional: história, ciência, política, ética e contemporaneidade”, a 18ª edição do CBTO é uma realização da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato) e reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área.
A participação de Dra. Marianna foi marcada por um momento de reconhecimento, no qual ela recebeu o livro “A Terapia Ocupacional e as atividades da vida diária, atividades instrumentais da vida diária e tecnologia assistiva” das mãos de Dr. Naum Mesquita, terapeuta ocupacional e um dos autores da obra, em um gesto de confraternização e valorização.
No segundo dia de congresso, a vice-presidente do COFFITO falou acerca do processo de reconhecimento e disciplinarização das especialidades profissionais. Na sua avaliação, a conquista do título de especialista “é um passo fundamental para fortalecer a carreira, ampliar o reconhecimento profissional e destacar a atuação em uma das especialidades tanto da Terapia Ocupacional como da Fisioterapia”.
Prova de especialidades
Atualmente, o COFFITO está em fase de contratação da empresa responsável pela organização da prova de especialidades deste ano. A previsão é que a edição de 2025 aconteça entre novembro e dezembro. O edital será divulgado em breve.